GAIA - GRUPO DE ACOLHIMENTO
Acolhimento de grávidas e recém-nascidos com Síndrome de Down
O momento em que os pais recebem a notícia de que seu bebê nasceu ou nascerá com síndrome de Down pode representar o início de um processo de aceitação e a certeza que aquela criança poderá ter uma vida saudável e feliz ou um trauma que poderá causar um grande sofrimento para toda a família.
Pensando nisso, o Instituto Amazonense de Inclusão mantém contato ostensivo com o serviço social das maternidades no Estado do Amazonas para identificar as mães e encaminhá-las ao grupo de acolhimento onde terão todo suporte e atenção tão necessários nestes primeiros passos.
O GAIAI - Grupo de Acolhimento do Instituto Amazonense de Inclusão, dispõe atualmente de Psicóloga, Nutricionista, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Assistente Social e principalmente outras mães de crianças, jovens ou adultos com Síndrome de Down as quais possuem extensa experiência e histórias de amor para compartilhar.
Além disso, o grupo auxilia no esclarecimento de mitos comumente difundidos sobre a Síndrome de Down, mostrando à família que sua criança é uma criança como as outras, apenas terá o desenvolvimento mais lento em algumas áreas. É por meio de exemplos de outras pessoas com a Síndrome de Down, que o GAIAI mostrará aos pais uma perspectiva sobre o futuro de seus filhos, que poderão trabalhar, namorar e ter amigos.
Enfim, uma vida plena e de amor, conquistas e superações e o que podemos afirmar é que quanto mais precoce, com maior clareza e adequação de informações sobre a síndrome de Down as famílias tiverem, melhor será sua vinculação e atenção oferecida à criança.